Consumidor

Proposta permite bloqueio de serviços telefônicos

15/10/2007 - 20:36  

De autoria do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), o Projeto de Lei 733/07, em tramitação na Câmara, determina que os usuários de telefonia fixa ou móvel possam bloquear, de forma gratuita, serviços prestados por terceiros por meio de sua conta. Dentre os serviços que podem ser bloqueados, está prestação de informação mediante prefixo 0300, acesso à internet, serviços de mensagens e venda de mercadorias.

De acordo com Devanir Ribeiro, muitas dessas opções são relativamente caras e ficam à disposição de crianças e adolescentes ou de todo o conjunto de colaboradores das empresas. Com isso, "os pais, em especial, não podem controlar a utilização desses serviços por seus filhos e terminam por pagar contas altíssimas", acrescenta.

O projeto prevê ainda que a operadora de telefonia informe o bloqueio do serviço, a cada tentativa de acesso, por meio da utilização de mensagem de voz padronizada.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, apensado ao PL 3811/04, do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), que estabelece regras para as empresas que se utilizam de centrais de atendimento telefônico de prefixo 0300 ou semelhante no relacionamento com o consumidor.

Ambos estão apensados ao PL 6704/06, do Senado, que torna gratuitas para os consumidores as ligações telefônicas para os números do serviço 0300. Eles serão analisados pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto cria serviço para informar tarifas telefônicas

Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6704/2006

Íntegra da proposta