Relações exteriores

Comissão acata projeto que torna ajuda externa mais ágil

24/08/2007 - 12:19  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na útlima terça-feira (21) o Projeto de Lei 737/07, do Poder Executivo, que regula as ações humanitárias de caráter internacional empreendidas pelo governo brasileiro para ajudar países ou regiões que se encontrem em situações de emergência, de calamidade pública, de risco iminente ou grave ameaça à vida, à saúde ou à garantia dos direitos humanos de sua população. O projeto desobriga o governo da publicação de medidas provisórias para autorizar o envio de ajuda humanitária, como alimentos e recursos financeiros. O objetivo é permitir que a ajuda ocorra de forma ágil.

De acordo com o texto, as doações em dinheiro correrão à conta das dotações orçamentárias constantes de programação específica. O projeto é resultado das propostas do Grupo de Trabalho Interministerial que, sob coordenação do Itamaraty, estudou como sanar as lacunas da legislação brasileira que dificultam o envio rápido e eficiente de assistência humanitária aos países necessitados, em especial os da América Latina e Caribe. "Entendemos que a proposta é oportuna e de destacado mérito", afirma a relatora, deputada Manuela D`Ávila (PCdoB-RS).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo, em regime de prioridade, e segue para as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto autoriza governo a fazer doações internacionais

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 737/2007

Íntegra da proposta