Projeto torna obrigatório símbolo em alimentos sem glúten
30/07/2007 - 12:29
A Câmara analisa o Projeto de Lei 336/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), que exige a inserção, em embalagens de alimentos industrializados, do símbolo internacional que caracteriza os alimentos isentos de glúten. Esse símbolo deverá acompanhar a mensagem "não contém glúten", que já é obrigatória para esses alimentos, de acordo com a legislação.
De acordo com Ciro Pedrosa, a introdução do símbolo internacional atende a uma antiga reivindicação da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra) e facilitará a identificação dos alimentos que não contém glúten pelas pessoas que não podem ingerir a substância.
Doença celíaca
Pedrosa lembra que os portadores da doença celíaca não podem ingerir glúten devido a uma predisposição genética que os torna suscetíveis a essa substância. Assim, o glúten desencadeia uma reação inflamatória crônica na mucosa intestinal, levando à atrofia da superfície da mucosa e, conseqüentemente, a uma má absorção alimentar. A doença não tem cura e exige o cumprimento de uma dieta rigorosa.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão aprova aviso sobre alimento que contenha lactose
Comissão aprova política preventiva de distúrbio alimentar
Comissão proíbe uso de hormônios na avicultura
Comissão aprova proibição de alimentos calóricos em escola
Agricultura aprova projeto que muda aviso para lactentes
Da Redação/PT
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br