Projeto cria nova fonte recurso para universidade pública
18/06/2007 - 18:00
Os recursos arrecadados pela União com imposto de renda incidente na fonte sobre rendimentos pagos pelas autarquias e fundações federais de ensino superior podem passar a ser considerados receita própria dessas instituições. É o que prevê o Projeto de Lei 205/07, apresentado à Câmara pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
Pela proposta, esses recursos deverão ser destinados, exclusivamente, a investimentos de capital, ensino, extensão e pesquisa científica e tecnológica na própria instituição tributada, e não serão considerados para efeito de cálculo do percentual mínimo a ser aplicado pela União na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Modelo internacional
Luiz Carlos Hauly afirma que o investimento na educação superior é um dos pilares para assegurar o desenvolvimento econômico sustentável de um país. "Nesse sentido, seguindo o modelo de diversos países europeus e asiáticos, é de grande importância que estejam assegurados mais recursos para serem aplicados nas universidades brasileiras", destaca.
O deputado ainda ressalta que, nos últimos 12 anos, a União aumentou sua arrecadação em 140%, "enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu apenas 33,23%".
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Proposta regulamenta gestão financeira do ensino superior
Comissão rejeita controle de verba por universidades
Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR