Aumento de passageiros pode levar a colapso, diz piloto
06/06/2007 - 11:06
O presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa), George William César de Araripe Sucupira, criticou há pouco a falta de infra-estrutura aeroportuária no Brasil, incapaz de absorver o número crescente de passageiros. Sucupira acredita que o sistema de aviação brasileiro esteja a um passo de um colapso em razão do aumento de passageiros: em 2006, 57 milhões de pessoas viajaram de avião no País, o que representou um crescimento de 38% em relação a 2000. A expectativa, disse, é que, em 2009, 90 milhões de pessoas viajem de avião.
Sucupira, que participa de audiência na CPI da Crise Aérea, lamentou que até agora, dos R$ 614 milhões solicitados para o setor de aviação para este ano, apenas R$ 75 milhões tenham sido liberados pelo governo. "É preciso atualizar o sistema de tráfego aéreo para que as informações que chegam ao piloto sejam seguras", afirmou.
Apesar disso, ele disse que no Brasil o controle de tráfego aéreo é seguro, principalmente porque as tripulações são bem treinadas e os aviões têm uma série de equipamentos que alertam para eventuais erros nos procedimentos.
Choque no ar
O presidente da Appa disse ainda, em referência à colisão do Boeing da Gol com o jato Legacy, que é normal aviões se cruzarem no céu. Mas equipamentos como o transponder asseguram que o cruzamento seja feito com segurança. Segundo ele, se o transponder estiver ligado, não há como dois aviões colidirem.
As notícias publicadas sobre o caso, disse ainda, já causam efeitos em países da Europa e nos Estados Unidos, mas não correspondem à realidade da aviação brasileira.
A CPI está reunida no plenário 5. Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br