Direito e Justiça

Proposta aumenta pena para crimes cometidos com o uso de fogo

29/08/2023 - 10:41  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Discussão e votação do relatório. Dep. Julio Arcoverde (PP-PI)
Julio Arcoverde: condutas põem o risco a integridade e a vida das pessoas

O Projeto de Lei 2639/23 aumenta a pena para crimes cometidos com o uso de fogo ou outra substância inflamável ou explosiva. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Conforme a proposta, a pena para o crime de dano qualificado pelo emprego de fogo ou de substância inflamável ou explosiva deverá passar de detenção de seis meses a três anos, como está atualmente no Código Penal, para reclusão de três a seis anos.

No caso do crime de incêndio, a pena poderá ser aumentada do atual 1/3 para 2/3 até o dobro em certas hipóteses – como no caso de atear fogo em prédio público, embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo.

“Em uma sociedade que almeja segurança e ordem, é imprescindível que sejam rigorosamente punidos os crimes que ameaçam diretamente o patrimônio público ou privado e, ainda mais gravemente, a integridade física e a vida das pessoas”, disse o autor da proposta, deputado Julio Arcoverde (PP-PI).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta