Economia

Comissão de Finanças aprova novas regras para exploração de campo marginal de petróleo

08/07/2022 - 16:39  

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria regras para a exploração e produção de campos de petróleo de baixa rentabilidade (os chamados campos marginais).

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), ao Projeto de Lei 4663/16, de autoria do deputado Beto Rosado (PP-RN). A versão do relator prevê que a alíquota de royalties de petróleo poderá ser reduzida a até 1% sobre a produção destes campos. O texto mantém a simplificação do licenciamento ambiental, que será definido em regulamento do Poder Executivo.

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Paulo Ganime NOVO-RJ
Paulo Ganime, relator do projeto de lei

Ganime fez alterações pontuais no texto aprovado pela Comissão de Minas e Energia para flexibilizar a quantia paga em royalties sobre a produção comercial de cada campo. Na versão anterior, a redução da alíquota seria de 1%, e no texto aprovado passou a ser facultativa até o limite de 1%.

Em relação ao licenciamento ambiental, além de simplificar o processo, o texto estabelece que a reparação de passivos ambientais anteriores à venda do campo marginal, inclusive abandono, deverá estar definida no contrato com o novo operador.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4663/2016

Íntegra da proposta