Política e Administração Pública

Líderes decidirão na segunda-feira procedimento para votar reforma política

20/05/2015 - 17:21  

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), disse que os líderes partidários voltarão a se reunir na segunda-feira (25), às 18 horas, para definir o procedimento usado para a votação da reforma política. Ele afirmou que, na reunião de hoje, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, sugeriu que a votação seja feita por temas, na seguinte ordem: sistema eleitoral; financiamento; coincidência de mandatos; tempo de mandatos; e cotas para as mulheres. 

Dessa forma, o Plenário analisaria primeiro o chamado “distritão”, modelo que acaba com o atual sistema proporcional para eleição de deputados e determina a eleição dos mais votados pelo sistema majoritário.

Se o “distritão” conseguir o apoio de 308 votos, o Plenário passaria para o próximo tema, o financiamento. Caso contrário, o Plenário discutiria uma outra opção de sistema, o distrital misto, em que parte das vagas será preenchida pelo sistema proporcional e, o restante, pelo sistema majoritário. Se esse tema perder, seria analisado então o sistema de listas partidárias. E se os três modelos forem rejeitados, mantém-se o atual.

Comissão especial
Rosso não soube dizer se o texto da comissão especial da reforma política será desconsiderado. Segundo ele, tudo depende se o colegiado conseguir votar o parecer a tempo. “Se tiver relatório aprovado, vai o relatório. Se não tiver, vamos analisar os temas na forma de aglutinativas”, explicou.

A decisão final sobre o procedimento, no entanto, só será tomada na segunda. O Plenário pretende dedicar toda a semana que vem para a discussão da reforma política.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta