Política e Administração Pública

Deputados divergem sobre moção de apoio a diplomata por fuga de senador boliviano

28/08/2013 - 18:05  

Após divergências entre os deputados, foi retirado da pauta do Plenário o requerimento do DEM para moção de apoio ao diplomata Eduardo Saboia, que liderou a fuga para o Brasil do senador boliviano Roger Pinto Molina. Líderes partidários reclamaram que a matéria não foi discutida com antecedência e, por isso, o presidente da sessão, deputado Andre Vargas (PT-PR), retirou o tema de pauta.

Molina ficou asilado na embaixada brasileira na Bolívia por cerca de 400 dias, antes de ser trazido para o Brasil numa operação que não teria sido autorizada pelo governo brasileiro. O episódio levou à demissão do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Os líderes do PV, Sarney Filho; do Psol, Ivan Valente; e do PR, Anthony Garotinho, protestaram contra a votação do requerimento, alegando que não houve tempo para que as bancadas tomassem posição sobre o tema. “Esse assunto entrou em cima da hora e não podemos votar um tema dessa importância sem discutir”, disse Garotinho.

A oposição protestou. O deputado Mendonça Filho (DEM-PE) disse que se trata de um tema atual, que está nos jornais e, portanto, os deputados saberiam como se posicionar. “Cabe ao Parlamento parlar e debater”, pressionou. Já o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), disse que não há isonomia no tratamento das votações. “Esse mesmo comportamento não foi usado em matérias de interesse do governo”, disse.

Continue acompanhando a cobertura das votações no Plenário.

Assista ao vivo

Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 616/2013

Íntegra da proposta