CCJ aprova verba para doutrinação partidária
12/12/2007 - 15:47
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje o Projeto de Lei 2102/07, do deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), que permite às fundações e institutos ligados a partidos políticos e mantidos com recursos do Fundo Partidário realizar ações de interesse do próprio partido. A proposta altera a Lei Orgânica dos Partidos Políticos (9.096/95) e tem como finalidade incentivar a educação política promovida pelos institutos. A lei já prevê a destinação de pelo menos 20% dos recursos do fundo a esses institutos e fundações.
O relator, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), defendeu a aprovação da proposta. Ele ressaltou que não há atualmente nenhum empecilho para a aplicação de recursos do fundo partidário, mas a redação dada pelo projeto à lei torna inequívoca a interpretação de que eles podem ser utilizados em ações doutrinárias de interesse do partido.
Padilha argumenta que as fundações e os institutos partidários têm um papel significativo no cenário político, pois é deles que derivam as ideologias e as doutrinas partidárias, manifestadas nos planos de governo propostos pelos candidatos nos pleitos eleitorais. Ele cita como exemplo a Fundação Ulysses Guimarães (ligada ao PMDB), Fundação Perseu Abramo (PT), o Instituto Teotônio Vilela (PSDB) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (DEM). Para ele, é imprescindível que essas instituições possam agir de forma doutrinária, formando os quadros do partido a que estão relacionadas.
Tramitação
O projeto segue para votação em plenário.
Notícias anteriores:
Valor do Fundo Partidário para pagar pessoal pode aumentar
Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br