Participação Popular

06/02/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

06/02/2026

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Participação Popular | Escala 6x1: o que pode mudar?

A jornada de trabalho na escala 6x1, aquela em que o empregado trabalha seis dias consecutivos e descansa apenas um, é um tema que mexe diretamente com a vida de milhões de trabalhadores brasileiros.
Atualmente, esse modelo, previsto na CLT desde 1943, época de Getúlio Vargas, é a regra em grande parte dos setores, especialmente no comércio e na prestação de serviços.

Mas há propostas em debate - e promessas de envio de um projeto, por parte do Governo Federal - que podem alterar esse formato, ainda este ano, abrindo espaço para novas escalas, como a 5x2 ou a 4x3, que dariam mais dias de descanso ao trabalhador.

Segundo dados do IBGE, cerca de 38 milhões de brasileiros estão empregados com carteira assinada, e a jornada de trabalho é um dos pontos mais sensíveis na relação entre capital e trabalho. Estudos apontam que jornadas mais flexíveis podem reduzir acidentes, melhorar a produtividade e aumentar a qualidade de vida, mas também geram preocupações sobre custos para as empresas e impactos na competitividade.

O Participação Popular apresenta as diferentes visões sobre o tema: do setor empresarial, da representação sindical, da economia e também do Parlamento, que discute a possibilidade de mudanças na legislação. Os convidados do programa são:

➡️ Roberto Lopes, da diretoria jurídica e sindical da Confederação Nacional do Comércio;

➡️ Valeir Ertle, secretário nacional de assuntos jurídicos da Central Única dos Trabalhadores - CUT;

➡️ Deputado Leonardo Monteiro (PT-MG); e

➡️ Daniel Duque - Economista e Pesquisador FGV Ibre

Apresentação: William França
Direção: Iroã Simões
Produção: Danielle Vaz

Participação Popular

Com linguagem simples, o programa é uma grande arena de conversa. É realizado, ao vivo, com a presença de convidados no estúdio da TV Câmara, sejam especialistas, representantes do poder público ou de organizações da sociedade civil. Também conta com o ponto de vista de deputados. E, o mais importante, diretamente das ruas, os cidadãos falam o que pensam, tanto em Brasília como em outras cidades do país, em parceria com a Rede Legislativa de TV e Rádio. O programa também recebe interações pelo WhatsApp e redes sociais.

Ao vivo: sexta-feira, às 12h. | Reprises: sexta-feira, às 18h; sábado às 13h e às 19h; domingo, às 23h; segunda-feira, às 21h; e terça-feira, às 22h30.

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE