Participação Popular

Estreia: 16/03/2020 - 13h00

Saúde mental dos professores

 

Estresse, ansiedade, problemas de voz, fadiga e depressão estão entre os principais distúrbios que acometem os professores. A constatação faz parte da pesquisa realizada com os 762 delegados da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/CNTE, durante o 33º Congresso Nacional, em janeiro de 2017.

Levantamento elaborado pelas secretarias de Educação (SEE) e Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) do Distrito Federal mostra que, em 2017, 22% dos afastamentos no serviço público distrital ocorreram por transtornos mentais e comportamentais (TMCs). Segundo o relatório, os profissionais do ensino e os da saúde lideram as pastas que mais obtiveram atestados por esse motivo: somente essas duas correspondem a 90% das ocorrências. As principais causas são depressão (44% dos casos) e ansiedade (29%).

Atualmente, o Centro de Atendimento e Estudos da Saúde do Servidor Público do Distrito Federal (Caessp-DF), também chamado de Espaço NovaMente, atende servidores da Secretaria de Educação do DF.

Esse é o tema do próximo #ParticipaçãoPopular.

Apresentação: Fabrício Rocha

 

Participe você também desse programa. Envie seus comentários e perguntas  para o WhatsApp no número (61) 99620-2573, 0800-619-619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br , pelo Facebook ou Twitter @tvcamara, ou pelo chat do YouTube da Câmara dos Deputados, que fara a transmissão simultânea com a TV Câmara.

O Participação Popular vai ao ar às segundas-feiras, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e no canal da Câmara no YouTube (youtube/câmaradosdeputados).

 

Siga-nos também nas redes sociais:

http://www.facebook.com/tvcamara

http://www.twitter.com/tvcamara

Conheça nossos canais de participação:

http://www2.camara.leg.br/participaca…

 

 

 

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Nesse programa, populares, políticos e especialistas dão a sua visão do que movimenta os debates parlamentares. Mande sua pergunta ou opinião para o 0800 619 619, o email participacaopopular@camara.leg.br ou pelo Twitter @participacaopop

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

Todas as Edições