Câmara Hoje

19/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

19/03/2015

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Câmara Hoje 20h - 19 de março de 2015

Ex-diretor Renato Duque se nega a responder perguntas dos deputados e se limita a defender familiares na CPI da Petrobras. A CPI volta a se reunir na próxima terça-feira (24). O presidente da comissão informou que o primeiro-vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão, do PP do Maranhão, incluído na lista de inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal, ofereceu-se para prestar esclarecimentos à comissão. Na próxima quinta-feira (26), a CPI vai ouvir o empresário Júlio Faerman, da SBM Offshore. O gerente da refinaria Abreu e Lima, Glauco Legati, vai ser ouvido no dia 31. E Hugo Repsold, diretor de Gás e Energia da Petrobras, tem depoimento marcado para 7 de abril.

Na reunião da Comissão Especial da Reforma Política, o relator, deputado Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, apresentou propostas para cinco temas. A maior polêmica do debate foi a sugestão do relator de criar uma cláusula de desempenho para os partidos nas eleições, ou seja, um número mínimo de votos para que a legenda tenha direito ao fundo partidário, por exemplo. Os deputados que representam legendas menores, e que seriam mais afetados por essa regra, criticaram bastante a proposta.

Em comissão geral no Plenário, o ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu elevação do teto do Supersimples e aprovação de leis que reduzam a burocracia . A comissão especial que analisará a proposta que muda o Supersimples será instalada na próxima quarta-feira (25). A previsão é que a comissão vote o texto em até 30 dias. Depois, o projeto seguirá para votação no Plenário da Câmara e, em seguida, para o Senado.

Presidenta Dilma Rousseff lança medida provisória para tentar resolver problema da dívida dos clubes de futebol brasileiros. A medida vem depois de dois anos e meio de discussão do Proforte, projeto de lei que também trata de refinanciamento das dívidas dos clubes de futebol e que está pronto para ser votado em plenário.

Câmara aprova adesão do Brasil a organização de pesquisa astronômica. Brasil será o primeiro país não europeu a integrar a Organização Europeia para a Pesquisa Astronômica no Hemisfério Austral (ESO). País será coproprietário de telescópios e equipamentos científicos de grande porte no deserto do Atacama, no Chile.

Confira os detalhes nesta edição do Câmara Hoje de 19 de março.

Apresentação — Sandra Amaral

Câmara Hoje

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara dos Deputados.

NOSSAS REDES