TV Câmara

Participação Popular

Estreia: 05/12/2018

Violência financeira contra idosos

Um em cada seis idosos é vítima de algum tipo de abuso, de acordo com o estudo publicado no ano passado pela Organização Mundial de Saúde. Eles sofrem negligência, abandono, violência psicológica, maus tratos e violência financeira. A violência financeira ocorre principalmente quando a pessoa idosa se encontra numa situação de muita dependência e tem medo ou vergonha de apresentar queixa. Ela é caracterizada pela apropriação ilícita do patrimônio do idoso e pode ser realizada pelos próprios familiares, conhecidos e instituições. Muitas vezes, eles são coagidos para que assinem procurações, peguem empréstimos consignados, com desconto em folha, para quitar débitos ou comprar bens para filhos e netos. Além dos empréstimos, eles também acabam contraindo dívidas com financiamentos e cartões de crédito.

No Brasil, a população com idade igual ou superior a 60 anos é de 30,2 milhões,segundo dados IBGE,de 2017. O envelhecimento da população é uma tendência mundial.

Convidados:

- Rogério Ulson -Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos;

- Juíza Monize Marques - Coordenadora da Central Judicial do Idoso do TJDFT.

- Skype – Febraban  (São Paulo)

- Por telefone, de Santa Catarina: Deputada Federal – Carmen Zanotto – PPS/SC


Se você tem alguma dúvida, assista e participe desse programa. O Programa vai ao ar, ao vivo, das 13h às 14h, na TV Câmara, no portal Câmara Notícias (http://tv.camara.leg.br) e o no canal da Câmara no YouTube.

Comentários e perguntas podem ser feitos pelo telefone 0800-619-619, por e-mail para participacaopopular@camara.leg.br, pelo WhatsApp no número (61) 99620-2573 ou pelo chat do YouTube e Facebook da Câmara dos Deputados, que farão transmissão simultânea com a TV Câmara.

Siga-nos também no YouTube e em outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha
Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV reúne, todas as semanas, populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, apresentado pelo jornalista Fabricio Rocha, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Estreia: segunda, às 13h. Reprises: segunda, 22h; quarta, à 1h e às 21h30; sábado, às 16h; domingo, às 10h.

NOSSAS REDES

Veja também

MAIS CONTEÚDO SOBRE