Participação Popular

Programas da TV Câmara

25/09/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/09/2017

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Césio-137

O acidente com o césio-137, em Goiânia, está completando 30 anos. Em 13 de setembro de 1987, dois catadores de lixo encontraram em uma clínica abandonada um aparelho de raios X e resolveram desmontá-lo para vender partes do equipamento. Dentro estava o césio-137, uma substância altamente radioativa. A luz azul e brilhante do material chamou a atenção das pessoas e muitas receberam os efeitos nefastos da radiação. Mais de 900 pessoas foram contaminadas. O governo de Goiás fala em 14 mortes, já o Ministério Público, sindicatos e associações indicam pelo menos 66 morreram em decorrência da contaminação.

O país aprendeu a lidar com esses equipamentos? Existe uma fiscalização eficaz? A população afetada é bem assistida? Como devemos agir em casos semelhantes?

Convidados

– Walter Mendes Ferreira, coordenador de Rejeitos da Comissão Nacional de Energia Nuclear;
– Júlio de Oliveira Nascimento, coordenador do Fórum Permamente sobre o Acidente com o Césio-137;                – André Luiz de Souza, presidente do Centro de Assistência aos Radioacidentados;
– Marcos do Amaral, presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR);
– Suely Lina de Moraes, presidente da Associação das Vítimas do Césio-137 (AVCésio);
– João de Barros Magalhães, presidente da Associação dos Contaminados, Irradiados e Expostos ao Césio-137 (Aciec);
– Gilberto Cândido de Lima, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (ACSPMBMGO);
– Deputado João Campos (PRB/GO), relator do projeto de 816/03, que atualiza a pensão das vítimas cadastradas;
– Deputado Rubens Otoni (PT/GO), o primeiro deputado estadual a realizar uma audiência pública da Assembleia Legislativa de Goiás para discutir os efeitos do acidente junto às vítimas.

Perguntas, críticas e sugestões: 0800 619 619, e-mail participacaopopular@camara.leg.br, Twitter @participacaopop e WhatsApp (61) 99620-2573.

Siga-nos também no YouTube e me outras redes sociais:

http://www.facebook.com/camaradeputados
http://www.twitter.com/camaradeputados

Apresentação - Fabricio Rocha

Participação Popular

O que o cidadão comum acha dos temas que o Congresso discute? Um programa de TV que reúne populares, políticos e especialistas que dão uma visão particular sobre o que movimenta os debates parlamentares. É o Participação Popular, onde erro médico, drogas, trânsito, questões trabalhistas, sexualidade, enfim, tudo pode ser discutido. Este programa dispõe de legenda oculta, na versão exibida na TV Câmara.

Programação de Janeiro 2024 | Segunda à sexta das 12 às 13h, ao vivo.

NOSSAS REDES