Jornal da Câmara

Programas da TV Câmara

25/04/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

25/04/2016

! Não consegue assistir ao vídeo? Peça para bancodeconteudo@camara.leg.br

Jornal da Câmara - 25/04/2016

Impeachment – O Senado Federal elegeu nessa segunda-feira a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A comissão é o caminho por onde passa o processo antes de chegar ao Plenário.

Muitos brasileiros acompanharam de perto a votação na Câmara que decidiu pela abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Terminada a participação dos deputados, agora é o Senado que começa a discussão. O Jornal da Câmara preparou um passo a passo de como será a condução do processo pelos senadores.

Votações na Câmara – Enquanto o processo de análise do impeachment não se conclui no Congresso, a pauta do Plenário segue sem perspectiva de votações. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, adiantou que acha difícil a análise de qualquer proposta enquanto o Senado não se posicionar quanto ao impedimento ou não da presidente Dilma Rousseff.

Parlasul – Deputados brasileiros que foram nessa segunda (25) à reunião do Parlasul, no Uruguai, abandonaram a cerimônia de comemoração dos 25 anos do Mercosul após um mal-estar diplomático. Os deputados Heráclito Fortes e Marcelo Aro criticaram o fato de os parlamentares brasileiros terem sido posicionados nas últimas cadeiras do evento, atrás dos assessores técnicos de outras delegações Permaneceram na reunião apenas os deputados Ságuas Moraes, Benedita da Silva e Jean Wyllys.

O grupo que deixou a sala acusa o presidente do Parlasul, o argentino Jorge Taiana, de retaliação por conta do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Há poucos dias, Taiana classificou o impeachment como um esforço da direita para desestabilizar o governo do PT. O evento no Uruguai termina nesta terça-feira após a reunião de sessões plenárias.

CPI dos Crimes Cibernéticos – A CPI tem prazo até esta sexta-feira para encerrar os trabalhos, mas o relatório final ainda não foi aprovado. A votação está marcada para esta terça (26). Veja as principais propostas do texto e saiba por que ele está provocando polêmica. Enquanto isso, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara estuda uma proposta que criminaliza a invasão de computadores para modificar o conteúdo de sites na internet. A chamada hackeada pode terminar em cadeia.

Cultura – Os deputados da Comissão de Direitos Humanos analisam um projeto que pretende promover nas escolas o ensino da cultura de comunidades tradicionais e das minorias étnicas que formam o Brasil.

Rodovias – Relatório à Medida Provisória 708, de 2015, debatida em comissão especial na Câmara, deve ser apresentado nesta semana. A proposta, que federaliza trechos de rodovias em 14 estados do país, foi defendida pelo governo do Paraná durante audiência pública.

Olimpíadas – No dia 3 de maio, a tocha olímpica começa a percorrer o Brasil. Durante cerca de 90 dias ela passará por mais de 300 cidades, a começar por Brasília. A rampa do Congresso será um dos primeiros pontos turísticos do país pelo qual o fogo olímpico vai passar.

Apresentação — Paula Bittar

Jornal da Câmara

Telejornal com a cobertura dos principais acontecimentos do dia na Câmara.

De segunda a quinta, ao vivo às 21h ou após o encerramento do Plenário. Terça às 22h e reprise de segunda a quinta às 23h30.

NOSSAS REDES