TV Câmara

Expressão Nacional

Estreia: 11/03/2014

Expressão Nacional discute reforma agrária

Há 50 anos, o presidente João Goulart promoveu um comício histórico no Rio de Janeiro e anunciou as grandes reformas que pretendia fazer, entre elas a reforma agrária. O evento foi um dos estopins para o golpe que derrubou Jango e enterrou seus projetos.

Mas nem mesmo no período democrático houve empenho para colocar em prática a tão esperada reforma agrária. Segundo o Incra, no governo Dilma foram assentadas em média apenas 19 mil famílias por ano; enquanto Lula e Fernando Henrique assentaram em seus primeiros mandatos, respectivamente, 90 mil e 72 mil famílias.

As organizações que lutam pela redistribuição das terras reclamam que esperavam mais do governo e querem uma política mais agressiva.

Por que o governo não consegue atender à demanda dos assentamentos? Como convencer os ruralistas, cuja bancada é uma das maiores do Congresso Nacional? Falta apoio para manter os pequenos agricultores na terra?

Convidados:
Zenildo Pereira Xavier, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Dep. Marcon (PT-RS); Dep. Júnior Coimbra (PMDB-TO) e Érica Borges, presidente substituta do Incra.

Confira a íntegra do programa sobre o tema.

Expressão Nacional

Debate sobre grandes temas da agenda nacional, com deputados e representantes do Governo e da sociedade civil.

Ao vivo toda terça-feira, às 19h, com reprises na quinta, 0h, sexta, 19h, sábado,17h e domingo, às 9h e 19h

NOSSAS REDES

MAIS CONTEÚDO SOBRE