Expressão Nacional
18/02/2014
O setor elétrico do Brasil está em crise?
Os recentes apagões ocorridos pelo país têm deixado o brasileiro preocupado. No início do mês, 6 milhões de pessoas em 11 estados ficaram sem energia por pouco mais de uma hora. O Ministério de Minas e Energia divulgou nota afirmando que o fornecimento de energia no país está assegurado mesmo com a falta de chuvas e a queda no nível dos reservatórios das hidrelétricas nas últimas semanas.
O nível dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que são responsáveis por cerca de 70% de toda a energia produzida no país, chegou ao final de janeiro com média de 40,57% de armazenamento de água, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
As termoelétricas estão preparadas para compensar a baixa geração; entretanto, a conta sai mais cara. Especialistas se dividem: uns criticam o baixo investimento no setor elétrico e alertam para um aumento na conta de luz. Outros dizem que o governo vem mantendo o sistema preparado para o alto consumo do verão, mas que falhas ocorrem porque o sistema é muito grande e complexo.
Afinal, há risco de o Brasil ter novos apagões? Os recursos são suficientes para o setor? Esse foi o tema debatido no Expressão Nacional no dia 18 de fevereiro.
Convidados: Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico; Dep. Arnaldo Jardim (PPS-SP); Dep. Fernando Ferro (PT-PE); Reginaldo Medeiros, presidente de Associação Brasileira de Comercializadores de Energia.