22/08/2023 13:53 - Esportes
Radioagência
Médicos condenam uso do "chip da beleza"
MÉDICOS OUVIDOS PELA CÂMARA CONDENAM USO DO "CHIP DA BELEZA" E APONTAM RISCOS À SAÚDE. A REPÓRTER SILVIA MUGNATTO TEM OS DETALHES.
Representantes de sociedades médicas ouvidos (22/8) pela Comissão do Esporte da Câmara condenaram os implantes hormonais para fins estéticos ou de desempenho esportivo, principalmente da gestrinona, chamados de “chip da beleza”. Segundo eles, não existem estudos científicos sobre a eficácia e a segurança destes implantes.
Cristiane Moulin, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, disse que os efeitos colaterais dos implantes hormonais vão desde queda de cabelo e acne até danos cardíacos e hepáticos. Apesar disso, segundo ela, o uso dos implantes cresceu:
“E a população está sendo simplesmente bombardeada por essas informações e que, infelizmente, como é que ela vai saber que realmente isso faz mal, já que alguns médicos, priorizando o seu ganho financeiro, prometem que estas ações vão trazer benefícios para a sua saúde, inclusive utilizando celebridades como exemplos de sucesso.”
Representantes da Anvisa na audiência esclareceram que a gestrinona foi permitida para o tratamento da endometriose por via oral na década de 80. Mas não houve pedido para registro de implantes, o que até dificulta medidas restritivas. De qualquer forma, a agência proibiu a publicidade de implantes hormonais em 2021 e, em 2022, a gestrinona foi classificada como substância anabolizante.
Erica Costa, técnica da Anvisa, disse que a agência tem conseguido apenas apreender implantes quando encontra grandes quantidades de produtos que não estariam baseados em receitas médicas. Segundo Erica, a agência também não sabe quem são os fabricantes:
“Nós não temos conhecimento de quais são as farmácias exatas. Quem tem este conhecimento são os prescritores. Eles têm contato direto com as farmácias. Que são poucas no país, não são tantas, mas temos dificuldade de identificá-las. E, quando identificamos e há uma prescrição médica, nós ficamos de mãos atadas.”
O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Paulo Miranda, disse que a entidade proibiu a prescrição de hormônios para fins estéticos em março. Já o Conselho Federal de Medicina fez o mesmo em abril de 2023.
Segundo Paulo Miranda, os implantes hormonais têm sido prescritos para problemas diversos para os quais existem tratamentos eficazes, como redução de libido, sarcopenia, endometriose, distúrbios menstruais, redução de gordura, falta de energia e ganho de massa muscular.
Cristina Laguna, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, disse que é preciso fazer campanhas de informação sobre o assunto:
“Eu tenho uma preocupação muito séria de que tudo que a gente via de anabolizante era dentro das academias ou via mídia social. E o que a gente está vendo com a gestrinona é a prescrição por médicos. Me assusta terrivelmente. Porque são os que deveriam deter o conhecimento para se preocuparem com os efeitos benéficos e malefícios que não estão claros.”
O deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO), que pediu a audiência, sugeriu que os médicos divulguem mais os efeitos ruins dos implantes:
“Que vocês que estão aí na especialidade recebem as complicações de uso deste produto. Então deveria ter um trabalho mostrando realmente os efeitos colaterais principais que vocês têm encontrado na clínica diária.”
Cristina Laguna contou que, por causa dos efeitos colaterais, até mesmo a gestrinona oral para tratamento da endometriose foi abandonada.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvia Mugnatto








