20/07/2023 16:46 - Trabalho
20/07/2023 16:46 - Trabalho
CÂMARA ANALISA PROJETO QUE AUMENTA AS OPORTUNIDADES DE EMPREGO PARA JOVENS DE BAIXA RENDA. A REPÓRTER MARIA SUZANA PEREIRA TRAZ OS DETALHES.
Jovens egressos de abrigos vão ter prioridade ao participar do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, conhecido como Projovem, caso uma proposta (PL 3253/12) em discussão na Câmara vire lei. A preferência se dará por meio do Projovem Trabalhador.
O projeto altera a lei (Lei 11.692/08) que criou o Projovem e determina como grupo prioritário os jovens moradores de abrigos públicos ou privados que não tenham sido acolhidos por família substituta até os 18 anos de idade.
Já aprovada na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, a proposta teve como relator o deputado Romero Rodrigues (PSC-PB). Ele acredita que a medida é uma ferramenta de inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
“Observamos a dificuldade de criação de empregos para jovens, especialmente, muito mais difícil quando são egressos de abrigos, esses jovens precisam ser inseridos nas suas famílias e tem muita dificuldade nesse sentido. Muitas vezes passando mais de 30 anos de idade sem ter uma oportunidade de emprego. Os jovens dos abrigos enfrentam uma dificuldade ainda muito maior e são obrigados a obter a independência aos 18 anos de idade.”
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens foi criado em 2005 para ajudar a capacitar jovens para o mercado de trabalho e qualificá-los também para ocupações alternativas geradoras de renda.
A proposta ainda deve ser discutida nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, mas não precisa passar pelo Plenário da Câmara. Como tem origem no Senado, caso seja aprovada nas comissões sem alteração já pode seguir para sanção presidencial.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Maria Suzana Pereira.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.