03/02/2023 15:00 - Educação
Radioagência
Deputados elencam prioridades para a Educação
DEPUTADOS RECÉM EMPOSSADOS ELENCAM PRIORIDADES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. A REPÓRTER PAULA BITTAR TEM MAIS DETALHES.
Fortalecimento do ensino superior, valorização dos profissionais do magistério, expansão da lei de cotas, maior oferta de creches e reformulação do financiamento estudantil estão entre as prioridades elencadas por deputados que tomaram posse em primeiro de fevereiro para a área da educação.
Para o deputado Átila Lira (PP-PI), professor com experiência em cargos de pró-reitor e diretor de faculdades, o fortalecimento da educação pública e a reformulação do financiamento estudantil são necessidades.
“Principalmente a educação pública, os anos iniciais, a educação básica, universalização das creches, valorização do ensino superior, das universidades públicas, a reformulação do financiamento estudantil, que eu acho que é um gargalo grande do Brasil, que o povo quer estudar mas não tem financiamento acessível.”
O deputado [[Prof. Reginaldo Veras]] (PV-DF), que trabalhou na educação básica e em cursos pré-vestibulares, defende a necessidade de mais recursos para o ensino superior.
“Como um bom professor, vou dar aqui na Câmara Federal continuidade ao trabalho que desempenhei na Câmara Legislativa [do Distrito Federal], defesa incansável por uma educação pública de qualidade, com um desafio maior aqui na Câmara Federal que, além de envolver a educação básica, vou lutar profundamente para recuperar os recursos, a infraestrutura, a estrutura e a qualidade do ensino superior no Brasil.”
Idilvan Alencar (PDT-CE), deputado que já foi secretário de Educação no Ceará e presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, cita a recomposição da aprendizagem no pós-pandemia como fundamental. Ele também espera ver aprovado em breve projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (PLP 235/19), relatado pelo parlamentar.
“Eu sou relator dessa matéria, já foi aprovada no Senado, e a gente tem urgência nessa aprovação. A previsão é que no primeiro semestre a gente possa aprovar.”
Inspirado no Sistema Único de Saúde, a ideia do SNE é favorecer a cooperação das redes de educação por meio de ações da União, dos estados e dos municípios coordenadas por comissões nos âmbitos nacional e subnacional. A proposta está pronta para o Plenário.
Professor de História, o deputado [[Tarcísio Mota]] (Psol-RJ) ressalta, entre outros pontos, a necessidade de valorização dos profissionais e de uma educação inclusiva.
“A defesa de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada, com profissionais valorizados, professores e funcionários, a defesa de uma educação inclusiva, que garanta a questão das crianças com deficiência, a educação de jovens e adultos, além, é claro, de todo o debate da questão do ensino superior, das universidades, do financiamento.”
A expansão da lei de cotas e políticas para a permanência dos estudantes universitários também são consideradas prioridades por Tarcísio Mota.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Bittar.








