09/06/2022 17:42 - Esportes
Radioagência
Câmara concede o título de cidadão honorário do Brasil a Lewis Hamilton; piloto se diz emocionado
CÂMARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO BRASIL A PILOTO DE FÓRMULA 1 LEWIS HAMILTON, QUE SE DIZ EMOCIONADO. QUEM INFORMA É O REPÓRTER ANTONIO VITAL.
Muita gente se emocionou quando, no dia 14 de novembro de 2021, o piloto inglês Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, e repetiu o gesto tantas vezes feito por Ayrton Senna ao vencer uma corrida: ele deu uma volta no autódromo para saudar a torcida com a bandeira do Brasil na mão.
Sete meses depois, o Plenário da Câmara aprovou a concessão do título de cidadão honorário do Brasil a Hamilton, e a homenagem feita por ele a Ayrton Senna foi uma das razões que levaram o deputado André Figueiredo (PDT-CE) a apresentar o projeto.
Ao justificar a proposta, André Figueiredo disse que Hamilton, ao empunhar a bandeira, lembrou aos brasileiros que o verde e amarelo não tem partido nem dono e deve ser o símbolo da reconciliação nacional.
Lewis Hamilton, quando soube da concessão do título, comemorou com uma publicação no Instagram em que aparece enrolado a uma bandeira do Brasil, no Grande Prêmio Brasil. Na postagem, ele disse estar sem palavras por se tornar cidadão honorário de um dos seus lugares favoritos, o Brasil, agradeceu a homenagem e disse não ver a hora de voltar ao país.
Apesar de aprovado de maneira simbólica, o projeto de resolução que concedeu a cidadania honorária ao piloto dividiu opiniões no Plenário. Para o deputado Merlong Solano (PT-PI), Hamilton é um exemplo a ser seguido e a homenagem é merecida.
“Lewis Hamilton é uma voz que se levanta no mundo dos atletas de ponta para mostrar que, além de ganhar muito dinheiro, eles também podem ter compromissos sociais e políticos no sentido amplo com seus países e até com o mundo. Lewis Hamilton usa sua fama para levantar bandeiras importantes para o mundo, como a questão do meio ambiente, como a questão do racismo.”
Já o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) pediu prioridade a outros projetos importantes para o país que se encontram parados na Câmara, como o da reforma administrativa, a reforma tributária e o fim do foro privilegiado.
“Eu, como alguém que gosta de esportes, reconheço os feitos do piloto Lewis Hamilton, todas as suas vitórias na Fórmula 1, o quanto ele orgulha os que torcem por ele. Agora, a meu ver, nós temos inúmeras outras prioridades neste país, num período de inflação altíssima, inúmeros brasileiros voltando a passar fome, e muitos projetos que estão parados para serem votados neste Plenário há muito tempo.”
Como se trata de um projeto de resolução da Câmara, a proposta foi promulgada, ou seja, entrou em vigor logo depois de aprovada. E o título deverá ser entregue em sessão solene da Câmara dos Deputados, ainda sem data marcada.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Antonio Vital.








