15/02/2022 20:01 - Política
15/02/2022 20:01 - Política
BANCADA FEMININA COMEÇA A DEFINIR AS PRIORIDADES PARA 2022. COORDENADORA DO GRUPO TAMBÉM ESPERA AUMENTAR NÚMERO DE MULHERES PARLAMENTARES NA CÂMARA NO PRÓXIMO ANO. CONFIRA COM A REPÓRTER NOELI NOBRE.
A bancada feminina na Câmara dos Deputados abriu seus trabalhos em 2022 ouvindo demandas das parlamentares que integram o grupo. A expectativa da coordenadora da bancada, deputada Celina Leão (PP-DF), é encaminhar essas propostas para votação, em um ano que será marcado pelas eleições gerais.
“As deputadas ficaram de encaminhar seus projetos prioritários, para que a gente possa consensuar a votação deles. Este ano é atípico, ano eleitoral, as deputadas estarão mais nas suas bases, até para que a gente possa ampliar o número de mulheres aqui na Casa. A ideia da bancada é dar prioridade a esses projetos e aumentar o número de deputadas aqui também, o que é uma decisão que envolve outros segmentos como a Justiça Eleitoral e os partidos políticos”.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que também participou da reunião, destacou três projetos importantes para a mulher brasileira, em sua avaliação.
“Um deles é retomar a pauta do trabalho igual, salário igual, que ficou inconcluída na Câmara dos Deputados. O segundo é a questão da pobreza menstrual (PL 4968/19), que o governo vetou e nós precisamos derrubar esse veto de qualquer maneira. O terceiro, que é um projeto que eu tenho, é a aposentadoria das mães (PL 2691/21), que nós não conseguimos avançar nisso. A Argentina avançou nisso e nós precisamos avançar”, elencou.
Celina Leão destacou, por outro lado, a votação de 69 proposições voltadas às mulheres pela Câmara em 2021, das quais 21 já viraram leis.
Ela também disse que deve se reunir com a bancada feminina no Senado Federal para buscar um acordo para a votação pelos senadores de temas que já passaram pela Câmara, como a classificação do feminicídio como tipo específico de crime e não mais como agravante (PL 1568/19).
Da Rádio Câmara, de Brasília, Noéli Nobre
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.