11/11/2020 14:19 - Cultura
11/11/2020 14:19 - Cultura
Você já ouviu falar em telecinagem? Esse é o processo pelo qual filmes antigos, em película, são preservados através da conversão para vídeo.
A Câmara dos Deputados tem um arquivo com 475 filmagens de cerca de 30 segundos, em película cinematográfica de 16 mm, sem som e em preto e branco. Esses filmes são gravações de atividades da presidência, Plenário e comissões da Casa realizadas no período entre 1971 e 1974. Na época, o material foi produzido com o objetivo de ser enviado a emissoras de televisão para a produção de matérias jornalísticas sobre a Câmara.
O diretor do Arquivo da Câmara, Vanderlei Batista, explicou que o processo é simples, mas precisa de equipamentos específicos para funcionar corretamente. No caso da Câmara, foi criado um equipamento para higienizar a película, que é desenrolada sobre uma mesa para ser limpa, garantindo assim uma melhor qualidade da imagem.
“A gente pode dizer que as pessoas envolvidas no processo de uma maneira pontual são três: alguém para colocar o filme no projetor e projetar a imagem; alguém para operar a câmera filmadora para captar a imagem; e alguém para higienizar o filme antes de ele ser disponibilizado para ser telecinado. ”
Até agora, já foram realizadas a captura e edição de 160 filmes, mas os trabalhos foram interrompidos neste ano em decorrência da pandemia.
Os filmes telecinados estão sendo divulgados na página do Facebook do Arquivo da Câmara dos Deputados e também estão sendo descritos e indexados para serem disponibilizados no Arquivo Digital da Câmara dos Deputados.
Da Rádio Câmara, de Brasília, Karla Alessandra
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.