23/08/2018 17:17 - Educação
23/08/2018 17:17 - Educação
A Câmara está analisando proposta (PL 8525/17) que prevê dedução no imposto de renda para instituições privadas de ensino que oferecerem bolsas para alunos com deficiência.
Pelo texto, os estabelecimentos poderão ofertar bolsas para os alunos até o limite de cinco por cento do seu faturamento bruto. O valor total será deduzido do imposto de renda devido pela escola.
A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O relator na comissão, deputado Jorge Silva, do Solidariedade do Espírito Santo, destacou que o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Constituição garantem o acesso à educação para essas pessoas, mas a rede pública de ensino sozinha não consegue atender toda a demanda.
"Para que essas pessoas possam realmente serem incluídas e com isso elas serem beneficiadas através de incentivo fiscal, porque se não houver esse incentivo fiscal consequentemente não ocorrerá o interesse que essas escolas possam estar abrindo vagas para as pessoas com deficiência."
O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Distrito Federal, Alvaro Domingues, afirmou que a proposta vai ajudar a atender as pessoas com deficiência porque as escolas particulares têm gastos para acolhimento dessas pessoas, então o incentivo fiscal é importante.
"As escolas particulares podem chegar onde, às vezes, o Estado não está e isso pode dar a oportunidade para uma pessoa com deficiência que more perto de uma escola particular e que não tenha acesso à escola pública que venha estudar na escola particular ou que possa fazer essa opção."
Já a diretora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Juliana Santos, lembra que existe muita dificuldade para que essas crianças permaneçam nas escolas, e por isso ela não acha que a concessão de bolsas seja o melhor caminho para solucionar esse problema.
"Talvez seja melhor um incentivo fiscal que priorize o desenvolvimento de projetos, contratação de consultorias que ajudem a implementar a inclusão numa escola que esteja com essa dificuldade, que ajude a fazer uma sensibilização do que é inclusão, porque é bom essas crianças estarem na escola, como trabalhar com a diferença, que são várias as diferenças né?"
A proposta que prevê incentivos fiscais para escolas particulares que concederem bolsas de estudo para crianças com deficiência deve ser analisada em seguida pela Comissão de Educação.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.