08/02/2018 18:33 - Educação
08/02/2018 18:33 - Educação
A Câmara aprovou a inclusão dos nomes de Ulysses Guimarães e de Ayrton Senna no Livro dos Heróis da Pátria. O livro fica no Panteão da Liberdade e da Democracia, um monumento que faz parte do conjunto arquitetônico da Praça dos Três Poderes, em Brasília. É um volume feito de aço, que guarda os nomes de personalidades que lutaram pelo país.
O projeto para acrescentar o nome de Ulysses Guimarães na lista de heróis (PL 6259/16) é do Poder Executivo. Foi enviado pelo presidente Michel Temer a propósito do centenário de nascimento do político, em 2016. Ulysses Guimarães foi deputado por 11 legislaturas, três vezes presidente da Câmara e comandou os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 88. Ele morreu em um acidente de helicóptero em 1992. O deputado Daniel Vilela, do PMDB de Goiás, falou do orgulho de ter sido o relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça:
"Uma figura do meu partido, uma figura que representa todos os brasileiros na democracia e no papel legislativo na sua essência e na sua plenitude."
Também passou pela Comissão de Constituição e Justiça o projeto (PL 4368/16) do deputado Eduardo Bolsonaro, do PSC de São Paulo, que indicou o piloto Ayrton Senna como Herói da Pátria. Ayrton foi tricampeão mundial de Fórmula 1 e morreu em 1994 em um acidente no circuito de Ímola, na Itália. O deputado Thiago Peixoto, do PSD de Goiás, relator do projeto na CCJ, escreveu em seu voto que o automobilista foi o "símbolo de um Brasil que dava certo". O catarinense Altair Kadiz dos Santos, que é fã do piloto e administra um museu com 3 mil itens sobre a carreira dele na cidade de Camboriú, a 70 quilômetros de Florianópolis, diz que a homenagem está atrasada, mas é merecida:
"Ele realmente referenciou as cores verde e amarela em todos os cantos do mundo, foi ele que levou o orgulho para nós, brasileiros, aos domingos, reunir a família, de você ter realmente um amor à pátria."
Os dois projetos ainda precisam ser aprovados pelo Senado antes de serem sancionados pelo presidente da República. Se passarem por estas duas etapas, os nomes de Ulysses Guimarães e Ayrton Senna vão fazer companhia a outros heróis da Pátria, como Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.