27/12/2017 17:00 - Segurança
27/12/2017 17:00 - Segurança
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou o texto do acordo internacional para a implementação de bases de dados compartilhadas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do Mercosul e Estados Associados (PDC 846/17).
O texto também contempla outro acordo sobre cooperação regional para a proteção dos direitos dessas crianças e adolescentes. Ambos os acordos foram assinados em San Miguel de Tucumán, em 2008.
O relator da proposta na comissão, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), destacou alguns dados da recomendação da representação brasileira no Parlamento do Mercosul para aprovação da matéria, entre os quais o registro de um caso de sequestro internacional a cada três dias no País, de acordo com o governo:
"Visa aumentar a cooperação entre os estados partes no que se refere à proteção de crianças em situação de vulnerabilidade a fim de combater de modo mais eficaz delitos como tráfico e o sequestro de menores. Cumpre assinalar, em razão da intensidade do fluxo de pessoas através das Fronteiras nacionais, que um instrumento firmado tem como objetivo reforçar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes que se beneficiaram de coordenação efetiva entre autoridades judiciais e administrativas para o conhecimento de sua localização e paradeiro buscando-se assim prevenir a ocorrência de atos ilícitos."
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.