10/11/2017 14:44 - Assistência Social
Radioagência
Desperdício de alimentos no Brasil é tema de novo estudo do centro de debates estratégicos da Câmara
O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados apresentou estudo sobre a perda e o desperdício de alimentos no Brasil. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o desperdício de alimentos chega a cerca de 1,3 bilhão de toneladas. Na América Latina, as perdas no varejo dariam para alimentar mais de 30 milhões de pessoas.
O consultor legislativo Rodrigo Dolabella é o coordenador de estudo. O objetivo é discutir estratégias para a redução do desperdício de alimentos no País.
"No Brasil, são inúmeras iniciativas que foram apresentadas, tecnologias que a Embrapa tornou disponível aos agricultores, na produção, no pós-colheita, técnicas de melhor acondicionar os produtos, seriam técnicas de cultivo e do processamento pós-colheita que poderiam reduzir a perda de alimentos no Brasil. Na questão do desperdício, a principal iniciativa são os bancos de alimentos, são iniciativas do governo federal, dos estados e da sociedade civil e que esses bancos recolhem os alimentos não consumidos e colocam à disposição da população."
Relator do levantamento, o deputado Evair Vieira de Melo (PV-ES) explicou que o estudo vai permitir que sejam propostos vários projetos de lei sobre o tema:
"Precisamos criar incentivos para que isso aconteça, nos problemas no setor de fruta, por exemplo, quando está muito abaixo do preço do mercado, o produtor por economia acaba fazendo descarte disso e vira adubo e volta para a lavoura, vira matéria orgânica. Precisamos criar mecanismos de incentivo, envolvendo laboratórios, universidades para que possam desenvolver produtos que possam ser processados, criar mecanismos para que indústria possa processar, distribuir isso junto à comunidade de forma que esse alimento, quando é questão de preço, você possa ter um incentivo."
Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou a criação da Política Nacional de Erradicação da Fome e de Promoção da Função Social dos Alimentos, com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos (PL 6867/13). O texto agora depende da avaliação do Senado.
Por ano, 15% dos alimentos são desperdiçados na América Latina, o que corresponde a 6% das perdas mundiais. Isso ocorre em diferentes fases: 28% no consumo, 28% na produção, 22% no manejo, 17% no mercado e distribuição e 6% no processamento.








