20/09/2017 13:00 - Direitos Humanos
Radioagência
Câmara entregou hoje Prêmio Brasil Mais Inclusão 2017
A Câmara dos Deputados entregou (nesta quarta-feira, 20) o Prêmio Brasil Mais Inclusão, destinado a empresas, entidades ou personalidades que tenham realizado ações em prol da inclusão de pessoas com deficiência.
De acordo com a segunda secretária da Câmara, deputada Mariana Carvalho, do PSDB de Rondônia, saúde, educação, emprego, renda, lazer e cultura são as condições que devem acompanhar a cidadania das pessoas com deficiência.
"Poder conviver com as diferenças é um privilégio. Para defender os direitos, é essencial entender o que significa inclusão social."
Hoje, mais de 20% dos brasileiros têm algum tipo de deficiência. Para o deputado Cabo Sabino, do PR do Ceará, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Brasil ainda não está preparado para recepcionar essa parcela da população.
Segundo ele, os homenageados com o Prêmio Brasil Mais Inclusão entenderam a necessidade de trabalhar por aqueles que precisam de uma atenção especial para ter igualdade de acessibilidade.
"As crianças muitas vezes chegam à escola e não têm um aprendizado igual ao filho de qualquer outra pessoa, porque não há um professor capacitado. Muitas vezes não têm um banco de escola adequado. // Coisa simples, mas que faz uma diferença incrível."
A edição deste ano foi uma das mais concorridas da premiação e conseguiu maior representação nacional, com agraciados do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rondônia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba.
Entre os vencedores, estão a APAE de Belo Horizonte e o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte.
Um dos homenageados, Antônio Vitor Gomes Leitão, que é cego, disse que não adianta o Brasil possuir leis avançadas se não colocá-las em prática.
"Qual dos Três Poderes que se dizem republicanos conseguiu cumprir a cota de empregabilidade para as pessoas com deficiência? Qual das empresas privadas também conseguiu cumprir?"
Neste ano, o conselho deliberativo do prêmio decidiu conceder um prêmio hors concours a Darci Barbosa, esposa do deputado Eduardo Barbosa, que faleceu em um acidente automobilístico em julho passado.
Superintendente da APAE-BH, Darci Barbosa militou em defesa das pessoas com deficiência ao longo de sua vida.
O Prêmio Brasil Mais Inclusão é concedido anualmente, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro. Os dez vencedores são contemplados com diplomas de menção honrosa.








