14/06/2017 11:31 - Política
14/06/2017 11:31 - Política
Em comemoração aos cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, a Câmara lançou dois novos portais de transparência e participação popular.
O portal Dados Abertos substitui a página de mesmo nome que estava disponível no portal institucional da Câmara na internet. O novo portal é adaptado para dispositivos móveis e reúne informações sobre partidos, deputados, eventos, proposições e cota para o exercício da atividade parlamentar, entre outras.
O Coordenador de Soluções de TI para Comunicação Social e Transparência do Centro de Informática da Câmara, Rodolfo Vaz, explica que o objetivo do novo portal é ampliar o acesso dos cidadãos comuns à informação fornecida pela Casa. O portal é feito em linguagem simples e traz tutoriais para o acesso à informação. Rodolfo Vaz destaca como o cidadão poderá acessar os dados:
"Num formato que ele pode tratar diretamente numa planilha eletrônica, usando um programa, e com isso ele pode construir consolidações, fazer correlações com outros dados, montar gráficos e identificar qualquer desvio que ele considera importante. Para poder saber com mais facilidade o quanto cada parlamentar gasta com cada item. Ele vai pode saber a quantidade de proposições, por tema. Ele pode saber quais foram as proposições que foram tramitadas num determinado período, nos últimos 15 dias, nos últimos 30 dias. Ou seja, tendo o dado bruto, consegue ter a visão que ele quiser."
Já o portal Desafio tem o objetivo de aproximar a sociedade da realidade na Câmara e captar ideias inovadoras. A Casa convida a sociedade a participar da resolução de problemas do Legislativo, como explica Dryade Schlarman, gerente do projeto:
"O cidadão, quando ele se conecta com o portal Desafio, ele está se propondo a ser um solucionador de problema. Lançamos desafios, problemas que nós temos na Câmara dos Deputados, e convidamos a sociedade a resolver esses problemas."
Cada desafio é lançado no formato de uma competição. Serão oferecidos prêmios em dinheiro para as melhores propostas. As competições podem ser individuais, em grupo ou através de empresas.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.