08/06/2017 14:36 - Meio Ambiente
08/06/2017 14:36 - Meio Ambiente
Em sessão solene na Câmara dos Deputados, o deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) defendeu a criação de um programa de monitoramento da Caatinga, um dos biomas menos conhecidos e menos protegidos pela política ambiental do país.
A caatinga ocupa uma área equivalente a 11% do território nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região e dependem dos recursos do bioma para sobreviver. De acordo com o Diretor do Instituto Nacional do Semiárido, Salomão de Sousa Medeiros, a rica biodiversidade da caatinga ainda é pouco conhecida e está ameaçada pelo uso intensivo do solo.
O compromisso assumido pelo Brasil com a Convenção da Diversidade Biológica é de preservar 10% de cada bioma, mas apenas 2% da caatinga são cobertos por unidades de proteção integral da natureza.
O Senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, lembrou que a PEC 504, de 2010, que inclui na Constituição a Caatinga e o Cerrado como patrimônio nacional, aguarda votação pelo Plenário da Câmara:
"O Senado já votou esta matéria e, portanto, fica o desafio da Câmara dos Deputados para enfrentar a votação."
Os deputados presentes à sessão afirmaram que vão se empenhar para aprovar a proposta o quanto antes.
O Dia Nacional da Caatinga é 28 de abril, mas a sessão solene aconteceu na quarta, 7 de junho, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente na Câmara dos Deputados.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.