06/06/2017 09:20 - Comunicação
Radioagência
Rede Legislativa de Rádio e TV inaugura emissora em Teixeira de Freitas, na Bahia
Os 160 mil habitantes de Teixeira de Freitas, na Bahia, já podem acompanhar pelo rádio o que acontece na Câmara de Vereadores do município, bem como na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Basta sintonizar a Rádio Câmara local, na frequência 90,9 FM, para ter acesso a sessões de debates e votações no Plenário, assim como a discussões sobre assuntos que têm impacto direto na vida da população.
A emissora foi inaugurada sábado (3) e faz parte da Rede Legislativa de Rádio e TV, projeto da Câmara dos Deputados, em parceria com o Senado, assembleias legislativas e câmaras municipais de vários estados.
A Rádio Câmara em Teixeira de Freitas é o primeiro canal FM da rede no Nordeste e o quinto do país, depois de Brasília (DF), Bauru (SP), Cuiabá (MT) e Pouso Alegre (MG).
A rede de rádio, assim como a de TV, opera por meio de divisão de custos entre as casas legislativas e está em fase de implantação em outras 127 cidades.
Para o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Agnaldo Teixeira Barbosa, a rádio permite aumentar o grau de participação da população nas decisões dos vereadores:
"Vai ser uma grande conquista para a democracia de Teixeira, né? Que realmente seja uma rádio do povo, né? Que não seja uma rádio da gente, seja do povo, pautada para o povo, para um trabalho do povo."
A coordenadora da rede, Evelin Maciel, explica que a expansão do sinal das TVs e das rádios, em sinal aberto, democratiza o acesso da população a informações sobre o Poder Legislativo:
"O projeto de transparência que a Câmara dos Deputados assumiu quando criou estes veículos, ele precisava conseguir chegar na ponta, chegar à população de baixa renda, que não consegue ter acesso pela TV por assinatura e nem pela Radioagência, só internet, né? Então, com isso, a gente consegue efetivamente democratizar nossa informação, levar para quem está lá na zona rural de Teixeira de Freitas, que vai poder acompanhar o que está acontecendo no Plenário da Câmara dos Deputados."
O secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Márcio Marinho, do PRB da Bahia, resume o objetivo da Rede Legislativa: aumentar a transparência das câmaras de vereadores, assembleias legislativas e do Congresso Nacional:
"A rádio tem um objetivo. A rádio legislativa tem o objetivo que é justamente fazer com que as pessoas, o cidadão, a cidadã, tenha a informação do que acontece naquelas casas, a casa do povo, que são as assembleias legislativas, as câmaras de vereadores e a Câmara dos Deputados."
A Rede Legislativa também leva o sinal da TV Câmara a 44 municípios do país, em parceria com assembleias e câmaras municipais.
Nesses lugares vivem 50 milhões de brasileiros, que, dessa forma, têm acesso a tudo o que acontece no Poder Legislativo.








