29/03/2017 18:38 - Relações Exteriores
29/03/2017 18:38 - Relações Exteriores
Foi lançada nesta quarta-feira (29), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Brasil-China, que reúne até o momento 208 deputados e 6 senadores com a missão de estreitar as relações entre os dois países.
Presidente da Frente, o deputado Fausto Pinato (PP-SP) abriu a solenidade agradecendo ao embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, por ter contribuído para esclarecer informações que colocavam em dúvida a qualidade da carne produzida no Brasil.
"A China demonstrou maturidade, confiança e parceria ao ser o primeiro país a anunciar o fim da restrição à carne brasileira, deixando de fora apenas os frigoríficos envolvidos no escândalo. Ou seja, foi cirúrgica ao cortar o mal pela raiz".
Pinato destacou ainda que a China é atualmente a segunda maior economia do mundo e o principal parceiro comercial do Brasil. Para o deputado, o Brasil precisa tomar como exemplo o salto de desenvolvimento dado pela China nos últimos 50 anos.
Já presidente do Grupo Brasil China na Câmara, deputado Herculano Passos (PSD-SP), lembrou que participou de missão à China em janeiro com outros deputados e que todos ficaram impressionados com as instalações chinesas, sobretudo na área de portos e ferrovias.
"Em Pequim, nós fomos ver toda a estrutura ferroviária e são 140 mil quilômetros de ferrovias, sendo 22 mil quilômetros de trens rápidos. E a gente está engatinhando nessa área aqui. há um grande interesse da China em investir em ferrovias no Brasil, principalmente para permitir a exportação mais rápida e eficiente de minério de ferro e soja para lá"
Embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang disse que o número de parlamentares que aderiram à Frente Parlamentar denota o prestígio da relação entre os países, que, segundo ele, ganhou força a partir de 2015 com a assinatura de diversos acordos em áreas como tecnologia, infraestrutura, transporte, agricultura e mineração.
O embaixador chinês lembrou ainda que, em 2016, Brasil e China totalizaram US$ 67 bilhões em negócios, o que colocou a China como principal parceiro comercial do Brasil e este como principal parceiro chinês na América Latina.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.