18/11/2016 10:01 - Assistência Social
Radioagência
Deputados da Comissão do Idoso conferem políticas para terceira idade em São Paulo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deve saltar dos atuais 25 milhões para quase 70 milhões. Além disso, a expectativa de vida para quem nasce hoje é de 75 anos. Para garantir a qualidade de vida da população idosa brasileira com políticas públicas, a Câmara dos Deputados criou a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. A comissão foi até São Paulo conhecer as ações implementadas pelo estado que estão beneficiando idosos dos quase 650 munícipios da região. Uma das iniciativas que a Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados pode levar também para o âmbito nacional é o selo Cidade Amiga do Idoso. O selo é concedido pelo estado de São Paulo para os municípios que atendem a melhoria da qualidade de vida da população idosa com a criação de cartões de vacinação, a prevenção de quedas e também a criação do Conselho Municipal do Idoso. Duzentas cidades já foram beneficiadas com esse selo.
A secretária-executiva do programa SP Amigo do Idoso, Marly Cortez, explicou as exigências para que os municípios recebam o selo.
"O estado de São Paulo autorizou a secretaria de Desenvolvimento Social a repassar recursos financeiros para municípios. Duzentos e cinquenta mil para construção desse centro de convivência do idoso, que são equipamentos da proteção social básica, e repassar 500 mil reais para a construção de um centro dia do idoso, que é um programa de proteção social de média complexidade. Nós temos aí um grande desafio."
Para receber esses recursos, os municípios têm que cumprir ações nas áreas de saúde, educação, prevenção e participação. A cidade de Arujá foi a primeira do estado de São Paulo a receber o selo do idoso. Os deputados da comissão foram ao município conhecer as instalações do centro de convivência, que atende cerca de 200 idosos. Em Mogi das Cruzes, os deputados visitaram as "vilas comunidade", residências para idosos em um condomínio com equipamentos comunitários, como academia, horta e salão de convivência.
Além dos programas do estado de São Paulo de valorização do idoso, os deputados também se impressionaram com a quantidade de voluntários que participaram desses projetos, como conta o deputado Roberto de Lucena, do PV Paulista.
"Estimular esse grande número de pessoas, que estão inclusive aposentados e têm muito o que contribuir ainda, e - certamente - se tiverem oportunidade de colocar os seus talentos, as suas especialidades a serviço e à disposição da sociedade, o farão com o maior prazer."
O deputado Roberto de Lucena assinalou que a comissão deve promover audiência pública na Câmara com representantes do governo paulista, a fim de levar para os demais parlamentares os resultados obtidos pelas visitas.








