25/10/2016 18:44 - Política
25/10/2016 18:44 - Política
Relator do Conselho de Ética apresenta plano de trabalho para apurar a representação da Mesa Diretora da Câmara contra o deputado Jean Wyllys, do Psol do Rio de Janeiro. O deputado Ricardo Izar, do PP paulista, tem prazo de 30 dias úteis para concluir as diligências e a instrução do processo.
Na representação, a Mesa Diretora da Câmara acusa Jean Wyllys de ferir o decoro parlamentar ao cuspir na direção do deputado Jair Bolsonaro, do PSC do Rio de Janeiro. O episódio ocorreu em 17 de abril, no Plenário da Câmara, durante a votação da admissibilidade do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A Mesa Diretora pede a aplicação da pena de suspensão do exercício do mandato de Wyllys por até seis meses. Para esclarecer o caso, o relator Ricardo Izar solicitou os depoimentos dos dois deputados diretamente envolvidos, além de outros nove parlamentares.
"Os depoentes são aqueles que estavam bem perto do evento. São as pessoas que a gente detectou, pela câmera da televisão, que tiveram mais acesso ao fato. Alguns outros querem ser ouvidos. E tem as testemunhas da defesa, sugeridas pela defesa do representado. Tem um relatório da corregedoria sugerindo uma pena de suspensão. A gente pode acatar ou não. Então, agora a gente vai fazer a apuração, fazer as oitivas, ver as cenas e os fatos que ocorreram e aí tomar uma decisão e sugerir se vai ter uma pena ou se não vai ter.”
Ricardo Izar também pediu as notas taquigráficas e os vídeos não editados da TV Câmara e de outras emissoras que mostrem os cinco minutos antes e depois do episódio. O deputado Jean Wyllys já apresentou a sua defesa por escrito e alega ter revidado diante de insultos e provocações feitos por Jair Bolsonaro. O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo, do PR baiano, marcou os primeiros depoimentos para o dia 8 de novembro.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.