30/09/2016 16:17 - Economia
30/09/2016 16:17 - Economia
Tramita na Câmara o Projeto de Emenda à Constituição (PEC 19/2011) que cria a Zona Franca do Semiárido Nordestino, que será uma área de livre comércio de exportação e importação. O objetivo é o desenvolvimento do Nordeste por meio da industrialização da região semiárida, para que assim se diminua também o índice de emigração. De acordo com a proposta, a sede da zona franca será o município de Cajazeiras, na Paraíba, e se estenderá pelas cidades vizinhas em um círculo de 100 quilômetros. Cada estado do Semiárido terá uma cidade polo de desenvolvimento, que será uma extensão da zona franca.
O deputado Maia Filho, PP do Piauí, considera que a proposta é uma boa iniciativa para a redução da desigualdade social entre as regiões brasileiras.
"Aquela região Nordeste, onde fica o Piauí, é a região que em termos percentuais o governo mais custeia com programas sociais. E a solução é a gente tentar industrializar aquela região, para diminuir as desigualdades regionais. Para se estimular a criação de indústrias é necessária essa área de livre comércio."
A proposta determina que essas regiões terão incentivos fiscais durante 30 anos. Segundo o relator da Comissão Especial que aprovou o projeto, deputado Gonzaga Patriota, do PSB de Pernambuco, esses incentivos são fundamentais para viabilizar a implementação das indústrias. Os requisitos a serem exigidos para a criação de empreendimentos dentro das cidades polos serão estabelecidos em lei federal.
A proposta está pronta para votação no Plenário.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.