12/09/2016 12:48 - Meio Ambiente
12/09/2016 12:48 - Meio Ambiente
O presidente Michel Temer ratificou o Acordo de Paris sobre Mudança do Clima, celebrado em 2015 por 195 países durante a Conferência das Partes, na França. O acordo trata da diminuição da emissão de gases do efeito estufa.
O Brasil é o terceiro grande emissor de gases de efeito estufa a ratificar o documento. No início do mês, durante o encontro do G20, EUA e China anunciaram juntos sua adesão ao texto.
Entre os objetivos do Acordo de Paris, estão o de manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C em relação aos níveis pré-industriais e realizar esforços para limitar esse aumento a 1,5°C.
Michel Temer destacou o envolvimento brasileiro com o assunto.
"Quando nós reconstruímos o Estado brasileiro em 5 de outubro de 1988, nós abrimos um capítulo especial para o meio ambiente. Então, esta não é a vontade de um ou outro governo, que irá enaltecer a questão do meio ambiente. Esta é uma obrigação dos governos."
A ratificação do Acordo de Paris se deu em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença também do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. O texto ratificado já havia sido aprovado pela Câmara em julho e em agosto pelo Senado, após tramitar por apenas três meses nas duas Casas.
Durante a cerimônia de ratificação, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, afirmou que a adesão ao acordo vai ajudar no desenvolvimento do País, ao atrair "investimentos verdes" e reorientar o crescimento.
"Temos consciência de que um novo projeto de desenvolvimento que coloque o País no rumo certo da economia limpa de baixas emissões gerará empregos qualificados e disseminará uma cultura de respeito e integração ao meio ambiente."
Sarney Filho anunciou ainda que o ministério deve apresentar em breve uma estratégia de implementação dos compromissos previstos no documento. A meta brasileira é reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025, em relação aos níveis de 2005, podendo chegar a 43% até 2030.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.