03/08/2016 10:12 - Educação
03/08/2016 10:12 - Educação
O Sesc, Serviço Social do Comércio, poderá auxiliar na formação continuada dos professores brasileiros. O assunto foi discutido em palestra promovida pela Comissão de Educação e pela Frente Parlamentar da Educação. O evento integra o ciclo de palestras "Educação em Debate".
Para o presidente da frente parlamentar, deputado Alex Canziani, do PTB do Paraná, não há como se falar em educação de qualidade sem focar na formação continuada dos professores. Segundo ele, o Sistema S, especialmente o Sesc, pode dar uma contribuição nesse sentido para o País.
"Eles têm estrutura, eles têm conhecimento, eles têm agilidade, muitas vezes muito mais do que o Poder Público, para poder atender aquilo que o Brasil precisa."
O diretor geral do Sesc, professor Carlos Artexes, concorda que a educação depende da qualidade do profissional. Segundo ele, a instituição está elaborando um Plano Nacional de Formação de Professores, para atender não apenas educadores do Sesc, como educadores da rede pública. Este programa, que deverá ser implementado em 2017, terá foco no desenvolvimento integral dos professores.
"Nós estamos estabelecendo uma política para valorizar cada vez mais o professor e a formação continuada dos professores, e um dos aspectos fundamentais é naquilo em que o Sesc atua, particularmente no campo da cultura. Nós entendemos que o professor brasileiro tem que ter cada vez mais acesso às atividades, seja fruição, seja produção cultural, e o campo da cultura mais amplo".
Criado há 70 anos, o Serviço Social do Comércio é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, com quinhentas e dez unidades, atendendo a dois mil e duzentos municípios. Segundo Artexes, um terço da receita líquida da instituição é destinada à educação básica. Na educação básica regular, o Sesc atende a 65 mil alunos em 200 escolas, com dois mil e setecentos professores. Possui ainda 69 unidades do Sesc Ler, criadas para a educação de jovens e adultos e espalhadas por cidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
A instituição já promove a formação de professores de forma regular, tanto em escolas Sesc como em parcerias com a rede pública. Em 2015, as formações de educadores das escolas envolveram 2.770 participantes, e a ideia, com o plano nacional, é que isso seja ampliado.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.