18/07/2016 18:23 - Educação
18/07/2016 18:23 - Educação
A comissão de Trabalho aprovou a criação de três novas universidades brasileiras. Duas delas, a Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí, por desmembramento da Universidade Federal de Goiás, e a Universidade Federal de Rondonópolis, por desmembramento da Universidade Federal de Mato Grosso.
A Universidade de Catalão, cidade localizada a 260 quilômetros de Goiânia, terá custo anual de implantação de pouco mais de oito milhões de reais. De acordo com o projeto, serão criados 42 cargos de direção, 81 cargos efetivos de técnico-administrativo e 230 funções gratificadas.
Já a Universidade de Jataí, município a 320 quilômetros da capital goiana, terá custo anual de sete milhões e 800 mil reais. A proposta também cria cargos para compor a nova estrutura: 67 técnicos administrativos e 266 funções gratificadas e cargos de direção.
O relator das propostas que criam as duas universidades goianas, deputado Daniel Vilela, do PMDB de Goiás, afirma que as instituições já estão prontas para terem autonomia.
"São dois campus já consolidados da Universidade Federal de Goiás, com mais de 30 cursos, entre eles o curso de Medicina, são campus que têm número significativo de alunos, de professores, e que entende-se nesse momento que está maduro para sua autonomia e a criação das universidades regionais."
A Universidade Federal de Rondonópolis, cidade a cerca de 200 quilômetros de Cuiabá, terá custo de implantação de quase 15 milhões de reais por ano. O projeto cria 47 cargos de direção, 239 cargos efetivos e 257 funções comissionadas.
Segundo o relator da proposta, deputado Capitão Augusto, do PR de São Paulo, apesar do custo, a nova universidade representa um investimento.
"Existe a verba já para a questão da Educação. De uma forma ou de outra haverá a ampliação dessa área de campus universitário. O que nós estamos pedindo é que a ampliação seja feita em Rondonópolis, e apresentamos argumentos para isso. Citar a questão da despesa, não é despesa. Para nós é investimento na área da Educação."
Os três projetos ainda dependem de análise das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. Mas como já tiveram a urgência aprovada, podem ser analisados diretamente em plenário.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.