04/07/2016 18:46 - Ciência e Tecnologia
04/07/2016 18:46 - Ciência e Tecnologia
O Centro de Informática da Câmara dos Deputados desenvolverá software para facilitar a divulgação dos resultados das eleições municipais deste ano para que o cidadão saiba se o parlamentar candidato foi eleito ou não para o cargo disputado. Após a reunião nesta segunda-feira (4), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que cada veículo parceiro poderá criar uma solução própria com os dados da divulgação, a partir do software Divulga 2016.
Segundo o coordenador de jornalismo da Câmara dos Deputados, Wilson Silveira, a informação é relevante porque, na medida em que um parlamentar é eleito prefeito, por exemplo, há alteração da composição da própria Câmara uma vez que os suplentes assumem a vaga do titular. E, principalmente, pelo fato de o programa do TSE, não ter essa informação.
"Nosso interesse nesta eleição é identificar a eleição de deputados federais. Deputados federais são candidatos a prefeito, a vice-prefeito e, eventualmente, de vereador. Nós vamos acompanhar a situação de cada um. Como o TSE não disponibiliza essa informação, nós pretendemos desenvolver um software próprio para ter essa informação em primeira mão."
De acordo com o gerente de projetos do TSE, Alberto Cavalcante, a parceria com os órgãos de imprensa vai dar maior agilidade à distribuição dos dados.
"A maioria dos cidadãos que pretende conhecer o resultado da eleição, às vezes, o fazem pelo rádio, pela TV ou pela internet ou acessando os portais de notícias dos parceiros. Então, é muito benéfica essa parceria para que haja uma capilaridade maior da justiça eleitoral."
O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo, no dia 30. Com toda a estrutura montada, o resultado das eleições começará a ser divulgado a partir das 17h (horário local) do mesmo dia das votações.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.