16/06/2016 16:50 - Saúde
16/06/2016 16:50 - Saúde
A ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, deve reabrir no segundo semestre uma câmara técnica para estudar a situação dos planos de saúde de autogestão. A ideia é analisar cada caso e, se necessário, tratar cada entidade de forma diferenciada.
Os planos de autogestão costumam ser vinculados a uma empresa ou órgão público patrocinador do serviço oferecido a seus funcionários e aposentados, que pagam mensalidades. Como não objetivam o lucro, o custo acaba sendo menor. Por essa razão, as operadoras defendem o tratamento diferenciado, com menos exigências das que se costumam fazer aos planos de mercado, como reservas financeiras ou procedimentos obrigatórios.
O assunto foi discutido (nesta quinta-feira) em audiência pública, na Comissão de Seguridade Social, que colocou frente a frente representantes das operadoras e da ANS.
Aderval Paulo Filho, presidente da Unidas, a União das Instituições de Autogestão, explicou a dificuldade do setor em relação à constituição de reservas financeiras.
O diretor-adjunto da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, César Serra, respondeu que o tratamento diferenciado já existe. As operadoras de autogestão, por exemplo, tiveram mais tempo para atender a exigências.
César Serra disse que a situação geral delas é tranquila: 77% das 161 operadoras de autogestão em acompanhamento pela ANS estão em situação regular com relação ao cumprimento das regras prudenciais.
O diretor da ANS se mostrou aberto a discutir o assunto e anunciou a reabertura da câmara técnica, que está parada. A análise de cada caso, segundo ele, será técnica.
Na expectativa de dar prosseguimento ao debate, a Câmara dos Deputados deve criar uma frente parlamentar de apoio às operadoras de autogestão. A sugestão foi feita pela ex-deputada e diretora na Unidas Cida Diogo. O deputado Jorge Solla, do PT da Bahia, que sugeriu a audiência, acatou a ideia e se comprometeu a promover novas reuniões
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.