22/03/2016 12:44 - Saúde
22/03/2016 12:44 - Saúde
O contato com a natureza pode diminuir níveis de stress, de ansiedade e combater a depressão. É o que afirmou o psicólogo especialista na vertente ecológica da psicologia Marco Aurélio Bilibio durante seminário, realizado nesta segunda-feira (21), que inaugurou o ciclo 2016 do Projeto Saúde Integral da Câmara dos Deputados.
A ecopsicologia é uma abordagem psicológica que incentiva o ser humano a retomar relações com a natureza, como explica Bilibio.
"A ecopsicologia é uma das abordagens emergentes dentro da psicologia que nasce inspirada em diferentes vertentes, inclusive de dentro da psicologia, de áreas da psicologia clínica, da psicologia ambiental, mas também da filosofia, da ecologia profunda e da ética ambiental. E ela busca entender o homem dentro da crise de sustentabilidade em nós estamos. É dito dentro da ecopsicologia que a psicologia focalizou na relação do ser humano consigo próprio, na relação do ser humano com seus grupos e a ecopsicologia pretende focalizar a relação do ser humano com o planeta."
Para o psicólogo Marco Aurélio Bilibio, nossa relação com a natureza traz benefícios para o corpo, como a redução do cortisol, que é o hormônio do stress, influencia no ritmo dos batimentos cardíacos e na pressão arterial, e atuação em quadros depressivos.
O seminário "Ecopsicologia: Saúde Mental e Natureza" foi o primeiro evento de 2016 do Projeto Saúde Integral, uma iniciativa do Programa de Assistência à Saúde da Câmara dos Deputados (PRÓ-SAÚDE).
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.