01/02/2016 19:23 - Direitos Humanos
01/02/2016 19:23 - Direitos Humanos
A Câmara dos Deputados analisa projeto de resolução que cria comissão permanente em defesa dos direitos dos idosos (PRC 83/15). A ideia é ampliar o debate sobre as necessidades específicas desse público. De acordo com o texto, a comissão irá discutir temas como métodos de envelhecimento saudável, programas e políticas governamentais, além de analisar e investigar denúncias contra idosos.
A deputada Leandre, do PV do Paraná, autora da proposta, justificou a criação da nova comissão afirmando que o Brasil vem passando por um momento de inversão na faixa etária da população, contando com um percentual maior de pessoas idosas. Com isso, é necessário criar na Câmara um ambiente técnico para a discussão do tema.
"Seguramente a medida contribuirá, não tenho dúvida, para o aperfeiçoamento técnico das proposições relacionadas a pessoas idosas e para a formulação de políticas públicas atualizadas para essa parcela tão significativa da população."
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, estimam que o número de brasileiros acima de 65 anos deverá quadruplicar até o ano de 2060.
O projeto que cria a comissão dos direitos das pessoas idosas está sendo analisado em conjunto com outra proposição (PRC 08/07), que também prevê a criação de comissão que assegure o direito do idoso. As propostas foram encaminhadas à Mesa Diretora e serão relatadas pelo deputado Waldir Maranhão, do PP do Maranhão. O texto ainda será apreciado pelo Plenário.
Atualmente, já funcionam na Câmara 23 comissões permanentes, que tratam de temas diversos.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.