23/12/2015 17:10 - Consumidor
23/12/2015 17:10 - Consumidor
Prédios públicos federais podem ser obrigados a trocar a iluminação por lâmpadas de LED. A mudança está prevista em um projeto de lei (PL 2623/15) que já foi aprovado pela primeira das três comissões em que vai ser analisado na Câmara dos Deputados.
As lâmpadas de LED são mais caras. Mas têm várias vantagens em relação às outras, principalmente à incandescente – aquelas de luz amarelada, mais baratas e comuns nas residências e que, inclusive, vão ser banidas do mercado em 2016. A médica Tamara Passos já trocou todas as lâmpadas da casa pelas de LED. E lista as vantagens:
"Dura muito mais e é mais econômica. Sem falar que ilumina mais e melhor. É uma luz branca, clara e não tem o calor, a manutenção é menor. Por lâmpada, você tem uma economia de R$ 20 por ano, consumo médio. Dez lâmpadas são R$ 200. Acho que vale a pena."
De fato, a tecnologia LED permite que toda a energia seja transformada em luz, por isso é mais eficiente. Para você ter uma ideia, uma lâmpada LED de 6 a 8 watts ilumina o mesmo que uma incandescente de 100 watts. Ela também não emite raios ultravioleta e é ecologicamente correta porque não tem mercúrio.
O deputado Rômulo Gouveia, do PSD da Paraíba, levou isso tudo em conta na hora de apresentar a proposta que obriga a troca da iluminação dos prédios públicos federais:
"Esse projeto visa mostrar que, além de estar dentro da política de eficiência energética, mesmo com o investimento que os órgãos públicos vão ter, eles vão ter economia em torno de 40%. O poder público tem que dar exemplo."
A proposta dá cinco anos para que a iluminação dos prédios públicos seja substituída por lâmpadas de LED. Também impõe que as distribuidoras de energia deem desconto na conta de luz para quem fizer essa troca. As companhias seriam ressarcidas pela Conta de Desenvolvimento Energético, uma espécie de reserva voltada para incentivar o uso de fontes alternativas de energia.
O projeto de obrigar a troca da iluminação de prédios públicos federais por lâmpadas de LED já foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Ainda precisa ser avaliado pelas de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça, antes de ir para o Senado.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.