31/08/2015 20:10 - Trabalho
31/08/2015 20:10 - Trabalho
Deputados da Comissão de Trabalho estiveram na sede da Petrobras no Rio de Janeiro. Eles foram cobrar esclarecimentos sobre as negociações que estão sendo feitas para evitar mais demissões em obras paralisadas de produção e refino de petróleo.
O deputado Aureo, do Solidariedade do Rio de Janeiro, falou sobre as condições do complexo petroquímico do seu estado, o Comperj, que perdeu mais de 20 mil empregos.
"Hoje a gente teve oportunidade de discutir com os técnicos alguns problemas que estão acontecendo. Especificamente falando do COMPERJ, o COMPERJ tinha 36 mil empregados diretos, hoje trabalham com 11 mil empregos diretos e um déficit de 25 mil pessoas sem saber o que fazer. E a pergunta muito clara para os diretores é: qual o plano de responsabilidade social da Petrobras? Como ficam esses empregos? Como ficam essas pessoas que estão instaladas em Itaboraí, que vieram de outras cidades, de outros estados?"
Já o deputado Luiz Carlos Busato, do PTB gaúcho, reclamou da falta de indenização dos trabalhadores que foram demitidos em Charqueadas, no Rio Grande do Sul.
"A questão de Charqueadas são obras paralisadas e que foram abandonadas lá pela Petrobras e contratada mão de obra chinesa, então nós viemos aqui questionar a posição da Petrobras a respeito dos investimentos feitos no RGS e abandonados, a respeito dos empregos dos mais de mil trabalhadores que foram demitidos."
Apesar de ter agendado a reunião, o presidente da empresa, Aldemir Bendine, não recebeu os deputados. A deputada Gorete Pereira, do PR do Ceará, pediu mais diálogo do presidente da Petrobras. Ela também cobrou compensação para seu estado.
"Vim falar com falar com o pessoal da Petrobras o que é que nós poderíamos ter, o estado do Ceará, em compensação, à expectativa e o dinheiro que foi gasto nesse complexo lá do Pecém, onde ia ser instalada a refinaria"
Gorete Pereira ressaltou que a Petrobras precisa ser mais transparente nas coisas que faz.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.