20/08/2015 21:01 - Economia
20/08/2015 21:01 - Economia
Desperdício de água no Brasil pode resultar em perdas de até 25 bilhões de reais até 2020. Representantes da indústria de equipamentos hidráulicos e sanitários discutiram nesta quinta-feira (20) a contribuição do setor para a economia de água na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.
Hoje, mais de 70% da água tratada não chega às residências. Esse cenário preocupa o deputado João Paulo Papa do PSDB paulista que considera o bom uso da água essencial no avanço da urbanização:
"Uma sinalização clara de que o nosso País precisa rever a cultura em relação à água. Nós temos uma cultura de gastança, de fartura, porque era essa a nossa realidade - sempre foi a realidade brasileira - mas não é isso que ocorre nos dias de hoje.”
Para Luiz Roberto Pladevall, representante de empresas de assessoria em saneamento, a má gestão da infraestrutura das águas é uma das causas do desperdício. Ele argumentou com números do Tribunal de Contas da União (TCU): de 2007 a 2011, que dos 491 contratos previstos, apenas 58 foram executados, um total de R$ 587 milhões investidos, bem abaixo da previsão inicial de R$10 bilhões.
Roberto Pladevall também criticou o excesso de ministérios envolvido em políticas de saneamento:
"Eu listei os ministérios: Cidades, Integração Nacional, Saúde, Meio Ambiente... Enfim, são sete ministérios; e quem tem sete não tem dono, ou seja, o dinheiro muitas vezes é usado em duas ações ao mesmo tempo, no mesmo local. Nós não temos coordenação."
Gilson Cassini, sindicalista das indústrias de saneamento, explica uma invenção do setor para economizar água, as válvulas de controle de pressão.
"O que é isso? Na verdade, isso é questão de demanda, porque de manhã é muita água - todo mundo vai tomar banho - e no fim da noite - alguns não tomam banho outros tomam - , mas a quantidade de água diminui e isso faz com que a pressão se reduza na linha. Então, os momentos de pressão crítica, de maior consumo, são os momentos mais críticos, onde ocorrem os rompimentos e vazamentos."
Especialistas também elogiaram a medição individual de água em condomínios que promete redução em 20% no consumo.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.