09/07/2015 18:54 - Meio Ambiente
09/07/2015 18:54 - Meio Ambiente
Deputados e prefeitos cobraram, nesta quinta-feira (9), união da bancada nordestina e dos governos federal, municipal e estadual no combate aos problemas ocasionados pela seca na região Nordeste.
Durante audiência pública da comissão externa da Câmara destinada a acompanhar as ações dos governos no combate à seca no semiárido nordestino, expositores alertaram para a falta de articulação política nas ações e nos investimentos para a região.
Na opinião da deputada Zenaide Maia (PR-RN), os problemas enfrentados pela população por conta da seca já são conhecidos:
"Falta união do Nordeste. Nós temos uma bancada grande com mais de 150 deputados e vários senadores, e que se a gente não se unir como eu falei, daqui a cinquenta anos, com certeza, meus descendentes estarão sentados discutindo a crise hídrica [no Nordeste], quando a gente sabe que há soluções da ANA [Agência Nacional de Águas], da Sudene [Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste] e do DNOCS [Departamento Nacional de Obras Contra as Secas]".
O coordenador da bancada do Nordeste, no Congresso Nacional, deputado Júlio César (PSD-PI) reclamou da falta de prioridade para a região.
"Em termos de investimentos no Nordeste é uma vergonha. Eu tenho muito orgulho de ser nordestino, mas eu tenho uma certa revolta. Pela submissão que nós mesmos somos submetidos. O maior percentual de votos que a presidente Dilma teve foi no Nordeste".
Júlio Cesar é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 61/15) que determina que nas operações relativas à produção de energia eólica ou solar, a arrecadação do ICMS [Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços] pertença, integralmente, ao estado onde ocorrer a sua produção.
Entre ações que poderiam ajudar a combater a seca na região está o processo de dessalinização da água de poços artesianos, defendida pelo prefeito de Cumaru, em Pernambuco, Eduardo Gonçalves Tabosa:
"No Nordeste é diferente, os poços artesianos são de baixa vazão e alto teor salino. Então, nós partimos com essa [nova] tecnologia, que é instalar na comunidade um dessalinizador. Ele capta a água do subsolo, que é salgada, passa por essa usina de dessalinização e nós a oferecemos à comunidade. É muito mais barato que o carro-pipa".
O relator da comissão, deputado Manoel Junior (PMDB-PB) disse que um resumo do futuro relatório do colegiado já foi disponibilizado aos demais integrantes para que incluam novas sugestões ao combate à seca no semiárido nordestino.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.