08/06/2015 18:00 - Segurança
08/06/2015 18:00 - Segurança
CPI constata "surpresa" de autoridades com rebelião em presídio baiano. Deputados da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro visitaram, nesta segunda-feira, o Conjunto Penal de Feira de Santana, na Bahia, palco de uma rebelião que deixou nove detentos mortos, sendo dois decapitados, no fim de maio. A rebelião ocorreu em horário de visita e vários parentes de presos foram feitos reféns. O conjunto penal tem capacidade para 644 presos, mas abriga cerca de 1400. O suposto motivo da rebelião foi acerto de contas entre facções rivais. Nesta segunda, os deputados se reuniram com o diretor do Conjunto Penal de Feira de Santana, os agentes penitenciários e representantes dos presos. Também houve uma audiência com o secretário estadual de administração penitenciária e ressocialização. Segundo o relator da CPI, deputado Sérgio Brito, do PSD baiano, o presídio de Feira de Santana não tinha histórico de rebeliões graves. O último motim surpreendeu as autoridades.
"A visita foi muito importante e pudemos constatar os progressos e as falhas do sistema. Acredito que realmente houve uma situação atípica porque, há muitos anos, não acontecia uma rebelião dessas no Conjunto Penal de Feira de Santana e foram todos pegos de surpresa, tanto o secretário quanto o diretor".
Sérgio Brito afirma que, de norte a sul do país, a situação caótica dos presídios é praticamente idêntica. Os mais problemáticos serão visitados pela CPI. A superação dos principais problemas - como superlotação e péssimas condições de higiene, por exemplo - deverá vir de um pacto nacional, na opinião do relator.
"Nós temos que pensar na reintegração social desses detentos. O que nós queremos do sistema prisional brasileiro? Temos que convocar toda a sociedade civil para participar junto com a gente: Congresso, Executivo, OAB, Defensoria Pública, magistrados e todo mundo que se envolva com o sistema prisional. Vamos juntos dar as mãos porque o sistema está caótico mesmo."
Além do relator Sérgio Brito, a diligência da CPI do Sistema Carcerário Brasileiro à Bahia contou com a presença da deputada Erika Kokay, do PT, do Distrito Federal.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.