13/05/2015 16:08 - Comunicação
Radioagência
Ministro explica gastos com publicidade do governo federal
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, compareceu a audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia para explicar suas metas à frente da secretaria e foi questionado várias vezes sobre os critérios de distribuição de publicidade oficial nos veículos de comunicação. A Secom é o órgão responsável pela comunicação do governo federal.
O ministro-chefe da Secom, que assumiu as funções no fim de março, não explicou aos deputados quais são os critérios, mas afirmou que são critérios técnicos e que podem, sim, ser alterados.
"Você tem que ir atualizando os critérios técnicos de acordo com a mudança da realidade. Como, por exemplo, o crescimento da internet. Hoje é impossível não se pensar uma política de comunicação sem considerar a importância da internet e das redes sociais."
O ministro pediu à Comissão de Ciência e Tecnologia sugestão de aprimoramentos. Ele explicou que o orçamento da Secom para este ano é de 330 milhões de reais e, desse orçamento, a intenção do governo é aumentar para 15% a participação da internet e das redes sociais na fatia de distribuição de verbas para publicidade oficial.
Edinho Silva explicou que as decisões de investimento em anúncios oficiais da secretaria são norteadas por pesquisa de audiência em 4.200 municípios. O líder do DEM, Medonça Filho, questionou o ministro sobre uma nota publicada pelo jornalista Claudio Humberto no início da semana, que afirma que Edinho Silva deu ordem às agências de propaganda a serviço do governo para atuar nas redes sociais a fim de melhorar a imagem da presidente da República e que o serviço estaria sendo feito na agência Click, no Edifício Varig em Brasília. Edinho respondeu. "O que é institucional está sob a gestão da Secom. Somente o institucional”.
Dep. Mendonça Filho: "Institucional é o governo federal, é impessoal mas a pessoa da presidente, os ministros, o ataque à oposição..
Ministro Edinho Silva: "Não está, lhe asseguro."
Dep. Mendonça Filho: "E pode estar fugindo ao seu controle que nesse espaço físico esteja sendo usado como plataforma de promoção pessoal e paga com recursos públicos?"
Ministro Edinho Silva: "Impossível, lhe asseguro que não”.
O ministro afirmou a intenção de ampliar os contatos com as empresas de comunicação, independentemente de posição ideológica e afirmou que a Secretaria de Comunicação é contra o controle de conteúdo. "Eu estou indo em todos os veículos, absolutamente em todos, em todos dizer que a Secom está de portas abertas, que a Secom vai se posicionar o tempo todo na valorização da liberdade de imprensa, então acho que a liberdade de imprensa é uma vitória da democracia, é um valor um pilar da democracia e temos que zelar por ela o tempo todo."
Edinho Silva também defendeu a regionalização dos meios de comunicação. "Eu não tenho nenhuma dúvida em relação a isso, de que é preciso nós termos um aprimoramento dos critérios cada vez mais haja reconhecimento valorização da comunicação regional."
O ministro afirmou que o orçamento da TV Brasil para este ano é de 50 milhões de reais e, a exemplo da Secom, os recursos devem sofrer contingenciamento. Ele afirmou que há um discussão um novo modelo para a TV Brasil, de modo que a emissora cumpra com mais eficácia sua função social. Ele falou também que pode ser interessante a ideia de flexibilização da Voz do Brasil, desde que as características da região sejam respeitadas e que o programa não seja transmitido de madrugada, por exemplo.








