17/04/2015 17:49 - Política
17/04/2015 17:49 - Política
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC 436/09) que permite aos brasileiros residentes no exterior votarem para deputado federal.
Atualmente, os brasileiros no exterior votam apenas para presidente da República. Segundo o relator da proposta na CCJ, deputado Alceu Moreira, do PMDB gaúcho, a proposta amplia a possibilidade de participação desses brasileiros na política nacional.
"Aqueles que estejam fora também possam se manifestar já que tecnicamente é absolutamente possível e eles certamente gostariam de participar e mandar sua mensagem, a sua opinião na construção das questões políticas do seu país."
Agora a PEC vai ser analisada por uma comissão especial. Para o deputado João Campos, do PMDB goiano, durante essas discussões os deputados vão definir a forma e o prazo para que os brasileiros no exterior possam eleger também seus representantes na Câmara.
"Quando nós formos discutir a lei, nós vamos estabelecer tempo, condições, em que condições o brasileiro que está no exterior poderá exercer o seu voto. Acho muito razoável a aprovação dessa proposta de emenda constitucional."
Após ser analisada pela Comissão Especial, a PEC deverá ser aprovada por três quintos dos deputados em dois turnos. Depois segue para a apreciação no Senado.
Use esse formulário para comunicar erros ou fazer sugestões sobre o novo portal da Câmara dos Deputados. Para qualquer outro assunto, utilize o Fale Conosco.
Sua mensagem foi enviada.